No inédito banco de dados sobre Protestos no Brasil estão disponíveis as manifestações que ocorreram no país entre 01/01/2011 e 31/08/2016.
O banco é resultado do projeto de pesquisa O confronto político da ascensão à crise dos governos petistas (2003-2016), desenvolvido em parceria do NEPAC com o Centro de Estudos Marxistas (CEMARX/UNICAMP). O projeto foi coordenado pelas Profa. Dra. Luciana Tatagiba e Profa. Dra. Andréia Galvão, e contou com o suporte dos bolsistas Ana Clara Rocha, Leonardo da Silva, Larissa Melo, Gleisson Belotti e Larissa Vicentim. Agradecemos à Profa. Dra. Andrea Freitas pela consultoria técnica.
O banco de dados foi desenvolvido utilizando a metodologia de análise de eventos de protesto (AEP) e a fonte de dados é o jornal de circulação nacional Folha de S. Paulo. O banco foi preenchido na plataforma Access, mas para maior acessibilidade estamos disponibilizando-o em formato de planilha no Excel. Nessa planilha apresentamos os registros das notícias de protestos, que contabilizam 2.548 entradas no banco (um mesmo evento de protesto pode ser objeto de várias reportagens).
*Ao utilizar os dados do banco citar: TATAGIBA, Luciana; GALVÃO, Andreia. "Banco de dados: os protestos no Brasil (2011-2016)", 2019.
*Para saber mais sobre metodologia e definições do banco acesse o arquivo Livro de Códigos.